Intolêrancia Religiosa


O dia de combate a intolêrancia religiosa é na data de 21 de Janeiro, e foi instituído pelo presidente da republica com a lei nº11.635, em 27 de dezembro de 2007. Optaram por essa data para coincidir como aniversário de morte da Yalorixá Gilda de Ogum, que faleceu de infarto fulminante em 2000, após ter seu terreiro invadido por 2 vezes, por religiosos contrários às suas práticas e ver sua foto ilustrando matéria de teor depreciativo veiculada por jornal religioso.
Partindo deste principio, chamamos a atenção dos caros leitores para que conscientemente possam compreender o quão grave é este assunto. A intolêrancia religiosa não é algo que atinge somente uma religião, cada qual com seu grau de perseguição. Mas hoje atentaremos para as religiões de matrizes africanas, entre elas a Umbanda e o Candoblé.
Um estudo mais profundo nos mostra que o motivo primórdio deste preconceito é pelo fato de ser AFRO-BRASILEIRO. Como tudo que veio da África, como tudo que está relacionado ao negro, por melhor que seja sofre ou já sofreu muito preconceito.
Partindo para o meio histórico, na época do Império, o código criminal de 1830, considerava crime o culto de religião que não fosse a religião oficial. Em 1832, um decreto obrigou os escravos a se converterem a religião oficial, e aquele que não o fizesse e continuasse a realizar sua práticas originais eram acusados de feitiçaria e levados a pena de morte. Até 1976, havia uma lei no estado da Bahia que obrigava os templos de religiões de matrizes africanas a se cadastrarem na delegacia de policia mais próxima. Em outros lugares , não obteve sucesso, e até mesmo alguns sacerdotes e sacerdotisas para poder colocar em funcionamento suas casa, tinham de "incorporar" na frente de delegados e policiais.
Existem mais absurdos, entre eles templos de Umbanda são depredados, Babálorixás(pais de santo) e Yalorixás(mães de santo) são agredidos, seguidores são discriminados por programas de rádio e tv; é na verdade uma infinidade de preconceitos.
 religioso de fato deve ser de toda a sociedade e de todas as orientações religiosas até por que nosso país é "Laico". E a manifestação da fé individual e coletiva é a manifestação do que o ser humano tem de mais puro, de mais sagrado, e não deve ser reprimido nunca.


Um momento de reflexão:
Um sábio pastor Luterano Alemão, chamado de Martim Niomöller, em certa ocasião, em 1933, disse assim:

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No 3º dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico não me incomodei. No 4º dia vieram e me levaram, já não havia mais ninguém pra reclamar"

Diga não ao Preconceito!
Chega de Intolêrancia Religiosa!

Axé a todos
Pai Henrique

2 comentários:

  1. o terreiro que frequento foi totalmente destruido pois tacaram fogo nele,mais uma coisa digo os orixas estão nos dando condições e em 13 de maio inalguramos o novo terreiro yle de iansã.
    atensiosamente
    layane da oxum

    ResponderExcluir
  2. Ola amigos e iemãos sou do centro espirita e terreiro de iansã. aque na bahia. Riachão do Jacuipe. Graças a oxalá não sou muito peseguido pois ajudo muito a comunidade, sem escolher a religião. Muita axé e luz pra todos nos umbandista. Felicidades...

    ResponderExcluir